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domingo, 19 de setembro de 2010

TORNANDO-SE REFERÊNCIA

TORNANDO-SE REFERÊNCIA COMO PROFESSOR.

Há quem pense que para ser professor, basta possuir vasto conhecimento técnico agregando variados cursos e títulos ou tornando-se uma “biblioteca ambulante.”

Sem sombra de dúvidas, um professor que não possua conhecimento e capacidade técnica, não conseguirá desempenhar de forma positiva seu papel, contudo, a educação não pode se limitar a mera transmissão de conhecimentos, precisa gerar e formar valores humanos.

Para criar valores humanos, por uma questão de lógica, quem o pretende, precisa antes de tudo ser um valor humano para tornar-se referência.


No campo educacional, objeto deste texto, um professor para tornar-se referência para os alunos, aponto alguns requisitos:

• ter , antes de mais nada, um forte caráter baseado nos conceitos de honestidade, seriedade, sinceridade e senso de justiça.

• ter paixão pelo que faz – a educação também deve ser entendida como um “ato amoroso”, pois lidamos com seres humanos e não com máquinas que podemos programar ao bel-prazer.

• ter profunda crença no potencial de cada aluno. Acreditar verdadeiramente que todos são capazes de aprender e buscar meios para este fim com a consciência de que nem todos os alunos aprendem da mesma forma, a exemplo do que consta no romance “Revolução Humana”: a grande convicção do Sr. Toda era “transformar qualquer um, mesmo o mais retardado, em excelente aluno.” (Vol.1. pág. 27)

• ser afetuoso com todos os alunos, sem discriminação, respeitando cada um como um ser único. Ser afetuoso não é apenas afagar e sim fazê-lo acreditar que pode vencer os próprios limites. Colaborando com a formação do seu caráter, transformando-o em um ser corajoso, forte e justo, capaz de servir à humanidade.



Cabe ressaltar a importância da sinceridade nestes quesitos, pois não há nada mais sensível que a alma de uma criança. Se um professor, tentando incentivar um aluno verbaliza, por exemplo: Vamos, tente! Você é capaz! Acredito em você..., porém, se isto for apenas um ato mecânico e não expressar o seu real desejo, em função da pureza inerente, o aluno capta o grau de sinceridade que esta voz expressa.

Com o passar dos anos, nesta missão maravilhosa como professor, pode-se avaliar a trajetória pelas boas lembranças deixadas. Quanta cartinha recebeu de seus alunos? Respondeu a todas? Guarda-as como tesouros em sua vida? No mundo globalizado em que vivemos seus alunos o descobre no “orkut”, por exemplo, e falam sobre a importância que teve em suas vidas.

Se algo parecido acontece com você professor, PARABÉNS! Você tornou-se referência na vida de seus alunos.



Vanilda Liziete Ribeiro Lopes

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